O que é o PIBIT?

O PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) é um programa que busca apoiar as atividades de iniciação tecnológica e de inovação nas Instituições de ensino e/ ou pesquisa, por meio da concessão de bolsas de iniciação tecnológica a estudantes de graduação. O Programa na UFOB é financiado pelo CNPq.

Objetivos

• Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
• Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, e
• Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

A Bolsa

A cota de bolsas de PIBITI é concedida às instituições, as quais são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os Estudantes tornam-se bolsistas a partir de indicação de Orientadores.

Requisitos para o orientador

• Ser docente, com titulação de doutor, carga horária mínima de 40 (quarenta) horas ou dedicação exclusiva com a UFOB; pesquisador (integrar grupo de pesquisa sediado na UFOB); desenvolver pesquisa científica comprovada.
• Participar do processo de seleção realizado na UFOB.

Requisitos para ser bolsista

O Estudante deve estar matriculado em um curso de graduação, e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.

Condições:

Buscar, em sua área de interesse, um pesquisador que esteja disposto a integrá-lo em sua pesquisa e a orientá-lo.

Duração da bolsa

A bolsa terá duração de 12 meses, caso seja implementada a partir do primeiro mês de vigência, com início em agosto.

Valor da Bolsa

O Valor da Bolsa PIBITI corresponde ao valor que consta na Tabela de valores de bolsa no país, disponível no site do CNPq 

Etapas do PIBITI

• Inscrição do projeto e dos planos de trabalho pelo Orientador;
• Seleção dos projetos;
• Indicação dos bolsistas pelo Orientador;
• Implementação de bolsas;
• Apresentação de resultados por meio de relatórios e Seminário de Iniciação à Pesquisa.

Links importantes

CNPq
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Norma específica: RN 017/2006

Contato
Secretaria do Programa
Rua José Seabra de Lemos 316, Recanto dos Pássaros, CEP: 47808-021
Tel.: (77) 3614-3536
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Topo