Especialização em Gestão da Inovação Tecnológica e Social - Pós-GITS

A Especialização em Gestão da Inovação Tecnológica e Social tem o propósito de desenvolver nas empresas/organizações a cultura da inovação como base da criação de valor econômico e social. Assim procura discutir o desenvolvimento de inovações, gestão do processo inovador e a apropriação pela sociedade dos frutos dessa inovação.
São propostas do curso em Gestão da Inovação Tecnológica e Social:
- Disseminar conceitos e ferramentas para o desenvolvimento de produtos e serviços que permitam prospectar e selecionar oportunidades tecnológicas e mercadológicas;
- Disseminar conceitos e ferramentas que permitam desenvolver estratégias de cooperação nos níveis individual, grupal e organizacional;
- Disseminar conceitos e ferramentas que viabilizem a formação de ecossistemas de inovação tecnológica.
- Disseminar conceitos e práticas de gerenciamento de projetos de inovação;
- Difundir práticas adequadas para mapeamento, seleção e gerenciamento de fornecedores e instituições parceiras para projetos de cooperação tecnológica;
- Difundir práticas para estímulo de uma cultura da inovação;
- Disseminar conceitos e ferramentas para a absorção de novas tecnologias

Seleção 2017

Resultados

Acesse aqui o Resultado Final da Pós-GITS ou clique no link abaixo, caso queira fazer o download do arquivo.

Observação: As entrevistas acontecerão no Centro das Humanidades (CEHU), do Campus Reitor Edgard Santos, da Universidade Federal do Oeste da Bahia, situado à Rua Bertioga, 892, Morada Nobre I, Barreiras – BA, CEP: 47810-059. O(a) candidato(a) deverá comparecer, munido de documento oficial de identificação com foto, à Secretaria do CEHU (Pavilhão 01) com 30 (trinta) minutos de antecedência ao horário da entrevista, previsto no quadro acima. O(a) candidato(a) que não comparecer ao local e no horário, informado neste, será automaticamente eliminado e não poderá realizar a entrevista em outro local ou horário.

Público-Alvo
- Profissionais que atuam em posições de liderança ou gerenciamento de organizações e no processo de inovação tecnológica no segmento industrial ou de serviços.
- Profissionais que desejem se aprimorar nas áreas de P&D, Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços, Desenvolvimento de Aplicações, Desenvolvimento de Novos Negócios, Marketing, e Qualidade.
- Gestores de instituições públicas ou privadas, que desejem se aperfeiçoar nos conceitos e processos direcionados para a inovação tecnológica e inovação social.
- Profissionais que atuam na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e programas de gestão e difusão da inovação tecnológica.

Metodologia

O curso está dividido em três Módulos. Inicialmente, teremos o Módulo de "Fundamentos da Inovação" no qual serão analisados os principais conceitos do processo da inovação, passando pelas diversas vertentes e abordagens. Daremos ênfase à questão mais atual de inovação como propulsora do desenvolvimento local e aos conceitos mais aceitos e difundidos de inovação tecnológica e inovação social. Complementa este módulo uma disciplina sobre Metodologia Científica para Inovação, onde se pretende apresentar aos alunos os conceitos relativos ao pensamento crítico e iniciar as pautas para desenvolver o trabalho final a ser escolhido pelo aluno.

No segundo módulo, de "Inovação Competitiva", desejamos analisar a inovação de forma dinâmica, relacionada com seu ambiente, o que significa de um lado a colocação do produto do mercado e a prospecção de oportunidades e por outro o processo de gestão da atividade de inovação. O módulo é formado pelas disciplinas: Empreendedorismo, Estratégias para a Inovação, Gestão de Projetos para a Inovação, Inovação para a Gestão Pública Finalizamos o módulo com a disciplina Metodologia Para o Ensino Superior, possibilitando que os alunos se tornem multiplicadores dos conceitos e reflexões apreendidos no curso.

O terceiro módulo é denominado "Inovação Aplicada e propriedade Intelectual" e trata de explicar como o processo inovativo acontece na realidade, o processo de apropriação da inovação pela sociedade, seus resultados e implicações
As disciplinas Gestão de Tecnologias Sociais, Analise Financeira de Projetos, Desenvolvimento Sustentável e Inovação e Gestão da Propriedade Intelectual formam este módulo final do curso.

O trabalho final do curso deve ser uma entre as seguintes opções:

a) apresentação e entrega de uma monografia numa das temáticas do curso
b) Desenvolvimento de uma inovação tecnológica e a redação e depósito do pedido de patente ou produto tecnológico correspondente
c) publicação de artigo cientifico em revista indexada com pelo menos Qualis B3.

Total de créditos para titulação

Disciplinas: 14

Claudio Reis
Milanya Ribeiro