Especialização em Gestão da Inovação Tecnológica e Social - Pós-GITS

A Especialização em Gestão da Inovação Tecnológica e Social tem o propósito de desenvolver nas empresas/organizações a cultura da inovação como base da criação de valor econômico e social. Assim procura discutir o desenvolvimento de inovações, gestão do processo inovador e a apropriação pela sociedade dos frutos dessa inovação.
São propostas do curso em Gestão da Inovação Tecnológica e Social:
- Disseminar conceitos e ferramentas para o desenvolvimento de produtos e serviços que permitam prospectar e selecionar oportunidades tecnológicas e mercadológicas;
- Disseminar conceitos e ferramentas que permitam desenvolver estratégias de cooperação nos níveis individual, grupal e organizacional;
- Disseminar conceitos e ferramentas que viabilizem a formação de ecossistemas de inovação tecnológica.
- Disseminar conceitos e práticas de gerenciamento de projetos de inovação;
- Difundir práticas adequadas para mapeamento, seleção e gerenciamento de fornecedores e instituições parceiras para projetos de cooperação tecnológica;
- Difundir práticas para estímulo de uma cultura da inovação;
- Disseminar conceitos e ferramentas para a absorção de novas tecnologias

Seleção 2017

Inscrições

Resultados

Acesse aqui o Resultado Final da Pós-GITS ou clique no link abaixo, caso queira fazer o download do arquivo.

Observação: As entrevistas acontecerão no Centro das Humanidades (CEHU), do Campus Reitor Edgard Santos, da Universidade Federal do Oeste da Bahia, situado à Rua Bertioga, 892, Morada Nobre I, Barreiras – BA, CEP: 47810-059. O(a) candidato(a) deverá comparecer, munido de documento oficial de identificação com foto, à Secretaria do CEHU (Pavilhão 01) com 30 (trinta) minutos de antecedência ao horário da entrevista, previsto no quadro acima. O(a) candidato(a) que não comparecer ao local e no horário, informado neste, será automaticamente eliminado e não poderá realizar a entrevista em outro local ou horário.

Público-Alvo
- Profissionais que atuam em posições de liderança ou gerenciamento de organizações e no processo de inovação tecnológica no segmento industrial ou de serviços.
- Profissionais que desejem se aprimorar nas áreas de P&D, Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços, Desenvolvimento de Aplicações, Desenvolvimento de Novos Negócios, Marketing, e Qualidade.
- Gestores de instituições públicas ou privadas, que desejem se aperfeiçoar nos conceitos e processos direcionados para a inovação tecnológica e inovação social.
- Profissionais que atuam na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e programas de gestão e difusão da inovação tecnológica.

Metodologia

O curso está dividido em três Módulos. Inicialmente, teremos o Módulo de "Fundamentos da Inovação" no qual serão analisados os principais conceitos do processo da inovação, passando pelas diversas vertentes e abordagens. Daremos ênfase à questão mais atual de inovação como propulsora do desenvolvimento local e aos conceitos mais aceitos e difundidos de inovação tecnológica e inovação social. Complementa este módulo uma disciplina sobre Metodologia Científica para Inovação, onde se pretende apresentar aos alunos os conceitos relativos ao pensamento crítico e iniciar as pautas para desenvolver o trabalho final a ser escolhido pelo aluno.

No segundo módulo, de "Inovação Competitiva", desejamos analisar a inovação de forma dinâmica, relacionada com seu ambiente, o que significa de um lado a colocação do produto do mercado e a prospecção de oportunidades e por outro o processo de gestão da atividade de inovação. O módulo é formado pelas disciplinas: Empreendedorismo, Estratégias para a Inovação, Gestão de Projetos para a Inovação, Inovação para a Gestão Pública Finalizamos o módulo com a disciplina Metodologia Para o Ensino Superior, possibilitando que os alunos se tornem multiplicadores dos conceitos e reflexões apreendidos no curso.

O terceiro módulo é denominado "Inovação Aplicada e propriedade Intelectual" e trata de explicar como o processo inovativo acontece na realidade, o processo de apropriação da inovação pela sociedade, seus resultados e implicações
As disciplinas Gestão de Tecnologias Sociais, Analise Financeira de Projetos, Desenvolvimento Sustentável e Inovação e Gestão da Propriedade Intelectual formam este módulo final do curso.

O trabalho final do curso deve ser uma entre as seguintes opções:

a) apresentação e entrega de uma monografia numa das temáticas do curso
b) Desenvolvimento de uma inovação tecnológica e a redação e depósito do pedido de patente ou produto tecnológico correspondente
c) publicação de artigo cientifico em revista indexada com pelo menos Qualis B3.

Total de créditos para titulação

Disciplinas: 14
Horas: 420 horas
Créditos: 28

Disciplinas

Gestão da Inovação
Conjuntura Econômica
Gestão Estratégica
Redes de Cooperação
Cultura Conhecimento e Aprendizado
Inovação de Processos, Produtos e Serviços
Metodologia de Pesquisa
Gestão de Projetos
Empreendedorismo Inovador
Inovação na Gestão Pública
Gestão de Tecnologias Sociais
Analise Financeira de projetos
Desenvolvimento Sustentável e Inovação
Gestão da propriedade Intelectual

Quadro docente

Adriana Migliorini K.
Humberto Santos Filho
Almir Silva
Eva Regina do Nascimento Lopez
Leonardo Rospi
Fabricio Santos Moreira
Leriane Silva Cardozo
Gerson Ferreira Jr.
Milanya Ribeiro
Claudio Reis
Milanya Ribeiro
Erick Rojas



Horário preliminar de oferta:

Quinta e sexta: 19h00 às 20h20
Sábados: 07h30 às 12h30

Contatos
Telefone: (77) 3614-3186 (Falar com Vinícius Feitosa)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB
  Rua Professor José Seabra de Lemos, 316
  Recanto dos Pássaros
  Barreiras – BA
  CEP: 47808-021