Especialização em Artes e Ação Cultural

A Especialização em Artes e Ação Cultural promoverá a mobilização cultural junto à população de Santa Maria da Vitória do Território da Bacia do Rio Corrente, que expressa grande interesse pelas artes e pela cultura.

O projeto foi elaborado por docentes da UFOB, com o acompanhamento do professor Sergio Farias, Assessor da Reitoria da UFOB e a colaboração da professora Lenira Rengel da Escola de Dança da UFBA. Ao referir-se às bases metodológicas do Projeto, Farias ressalta que, sendo um trabalho inicial de abertura de campos de atuação, optou-se por uma abordagem interdisciplinar, articulando-se as artes entre si e com as questões da cultura, que vão desde o conhecimento dos fatos cotidianos até a formação da cidadania.

 

O quadro de docentes do curso é composto por profissionais UFOB, com participação especial de professores convidados da UFBA e da Universidade de Brasília, UnB. 

Os estudantes, acompanhados pelos professores, vão interagir com agentes culturais e instituições da cidade e da região, como as escolas, bibliotecas, centros comunitários e grupos artísticos. Juntamente com eles, desenvolverão seus projetos de Ação Cultural que, devidamente fundamentados, serão os trabalhos de conclusão do curso.

 

O especialista a ser formado deverá revelar uma postura de diálogo e de reconhecimento da diversidade cultural, junto aos grupos sociais envolvidos em seu Projeto. Para tanto, será inserido no trato cotidiano das questões da arte e da cultura, seja numa perspectiva de prática essencialmente artística ou numa perspectiva predominantemente educacional.

 

A Especialização é gratuita.    

 

 

Seleção 2016  

 

 

Com 25 vagas, 15 disciplinas e carga horária de 450h, o curso contemplará moradores da Região que já possuem uma graduação. Dessa forma, eles terão chance de se aperfeiçoar, aplicando os conhecimentos em seu próprio campo de atuação ou definindo novos caminhos, como agentes culturais.  

 

 

Inscrições  

 

 

A seleção dos candidatos aconteceu em três etapas: prova escrita sobre o tema arte e cultura, avaliação de currículo e de histórico escolar. Uma entrevista poderá ser marcada, caso seja necessário. A matrícula ocorrerá de 29 de fevereiro a 2 de março.  

 

Resultados

 

 

As aulas começam no dia 7 de março e serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30. Além das vagas para o curso completo, os candidatos terão a opção de cursar disciplinas avulsas como atividade de extensão.  

 

 

Docentes

Adriana dos Santos Araújo

Antônio Ricardo Fagundes de Oliveira

Carolina Reichert

Cícero Félix de Souza

Dorotéa Souza Bastos

Eduardo Cavalcanti Bastos

Ísis Juliana Figueiredo de Barros

Jancileide Souza dos Santos

Jorge Luiz Barreto Ribeiro

José Fernão Bastos Paim

Maria do Carmo Pascoli

Natacha Stefanini Canesso

Nedelka Solis Palma

Nelson Soares Pereira Júnior

Sergio Coelho Borges Farias

 

Contatos

Telefone: (77) 3483-2108

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

 

  Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB
  Rua Professor José Seabra de Lemos, 316
  Recanto dos Pássaros
  Barreiras – BA
  CEP: 47808-021